16 de set. de 2011

História de vida de Sylvia Designer da pobreza, à empreendedora de sucesso e hoje celebridade?


Sylvia de Araújo, cearense de coração e alma, nasceu na cidade de Barro, um pequeno município com 8000 habitantes, 400 km distante de Fortaleza. Filha de agricultores é a sexta num total de sete filhos. Desde criança, seu jeito inquieto e irreverente destoava dos demais irmãos. Sylvia imaginava um futuro melhor para toda sua grande e humilde família e tinha certeza que poderia dar a ela este presente. Ainda adolescente, tão sonhadora quanto determinada, decidiu que Barro seria pequeno demais para comportar tantos sonhos e autoconfiança, para ela, só mesmo uma cidade do tamanho de São Paulo seria capaz de abrigar alguém com tamanho espírito desbravador, e assim foi. Sylvia veio p/ S. Paulo aos 16 anos de idade. Seus pais, conhecendo a audácia precoce da filha, não a impediram de vir para a metrópole, mas achavam que a menina, ainda tão nova e ingênua, se assustaria com os costumes e o ritmo frenético da cidade grande e em questão de dias estaria de volta ao lar interiorano. Ledo engano…
A viagem Ceará-S. Paulo foi muito demorada, feita de ônibus. Alimentando-se apenas de frango assado com farinha, foram 3 dias e 2 noites rodando, tempo suficiente para Sylvia, que ainda não sabia bem por onde começar sua escalada na paulicéia decidisse optar por pedir ajuda a irmã mais velha, que já morava aqui. Mas, sabendo que a irmã era casada, levava uma vida pacata com marido e filhos, e não tinha os mesmos anseios empreendedores que os seus, concluiu que a estadia na casa dela seria breve. A chegada em S. Paulo foi inesquecível, lembra-se até hoje do quanto ficou impressionada com o tanto de gente que via pelas ruas. Ao passar pelo Viaduto do Chá pensou: “Não é possível tanta gente reunida no mesmo lugar, sem que tenham um motivo em comum… deve estar havendo alguma espécie de procissão por aqui, mas em que igreja deste mundo caberia tanta gente assim???” Alguns instantes depois, a garota percebeu que, ao contrário dos hábitos de sua pequena cidade natal, em S. Paulo não era necessário haver procissão para que tantos andassem juntos.
A irmã mais velha a acolheu com carinho, mas incumbiu Sylvia de tomar conta da sobrinha enquanto ali morasse. Não demorou para que Sylvia mostrasse aos familiares à que tinha vindo… Propôs uma troca: ela faria uma bela faxina por toda a casa e a irmã retribuiria dando-lhe um conjunto de blusa e saia da loja de departamentos C&A.
Proposta aceita. Aquela seria a primeira de muitas investidas da jovem no mundo dos negócios. Trajando a roupa conquistada através da faxina, Sylvia vai à busca de seu primeiro emprego na capital. Não demorou a conseguir um cargo de empacotadora em um supermercado na Rua Teodoro Sampaio, zona oeste paulistana, Meca da indústria moveleira. Era um prenúncio…
Apesar de ter estudado somente até concluir o primeiro grau, ainda em Barro, a natureza extrovertida e falante proporcionou à Sylvia dar aquele que seria o primeiro grande passo de sua vida: conseguiu um emprego de vendedora numa das mais tradicionais lojas de móveis de S. Paulo, nela permaneceu por um ano, saiu para trabalhar em outra grande loja do mesmo ramo e foi lá que, depois de ter morado por anos em diversas pensões femininas, comprou seu primeiro apartamento. A garota humilde do Ceará ia de vento em popa. Também foi neste novo emprego que, devido ao seu inigualável senso de humor, carisma e arrojo, provou aquilo que todos a seu redor já imaginavam: Sylvia vinha para comandar, e não ser comandada. A simpatia com que tratava os clientes os cativava, isto a tornou a principal vendedora da rede e não tardou p/ que o proprietário a chamasse para ser sua gerente. Tão grande quanto à desenvoltura, era sua percepção. Sylvia aproveitava cada dia para adquirir conhecimentos sobre a indústria moveleira como um todo. Vender e, posteriormente, gerenciar, lhe deram uma completa visão de mercado. Foi então que, fazendo jus à imagem de mulher audaciosa que sempre teve, a então gabaritada profissional disse adeus à empresa onde prestou serviços por 12 anos, e partiu para aquele que seria seu vôo mais alto e definitivo.
A mesma coragem demonstrada quando decidiu abandonar o nordeste e enfrentar a cidade grande com a cara e a coragem, Sylvia demonstrou ao trocar um bom emprego com salário estável pela “aventura” de investir o pouco dinheiro juntado até então para abrir seu próprio negócio: A SYLVIA DESIGN. A aposta foi certeira! A empresa, que a princípio, era apenas uma loja em Santana, zona norte de S. Paulo, logo se transformou em um grupo de lojas espalhadas por toda a capital. Foi conduzindo seu próprio negócio que Sylvia resolveu explorar melhor uma de suas maiores qualidades: o senso de humor. Em mais uma de suas muitas demonstrações de arrojo, ela resolve divulgar a SYLVIA DESIGN em propagandas de televisão, e, pasmem; a garota propaganda era a própria Sylvia. Ela sabia que ninguém melhor que ela para representar a si mesma, afinal, quem mais toparia se vestir de mulher gato e ficar gritando “méééééeáaaauuuuuu, méééééééééaaauuuu” em plena TV??? Quem mais toparia se vestir de Papai Noel e sair (no melhor estilo Juca Chaves) pedindo para que as pessoas comprassem em sua loja pra que ela pudesse visitar os pais no Ceará durante o Natal???? Quem mais poderia inaugurar na loja uma sessão com o nome “KAFOFO DA SYLVIA” e sair pulando por cima de cada sofá em frente às câmeras gritando: “olha esse sofá!! que luxo!! que desbunde que tudo!!” ? Tamanho carisma fez com que as pessoas procurassem sua loja não só pela qualidade de seus produtos, mas também, e principalmente, pela energia boa que ela transmitia em suas aparições.
Hoje, Sylvia é, reconhecidamente uma mulher de sucesso, porém, sem nunca ter deixado de lado suas raízes, sua simplicidade. Coincidência ou não, seu grande ídolo é Silvio Santos, que também venceu na vida depois de passar por infância e adolescência bem difíceis, e que assim como ela, também é reconhecido pelo bom humor e pela irreverência. Assim como seu ídolo, Sylvia também se preocupa em ter uma clientela que abranja a todos os tipos de classes sócio-econômicas, dos mais pobres aos mais ricos. E pra quem acha que ela já se dá por satisfeita com tudo que conseguiu, ela avisa que está apenas começando.
Seus clientes, não são apenas clientes, mas também, telespectadores. As quase 3 mil pessoas que compram nas lojas Sylvia Design todos os meses, fizeram da rede uma das que mais vende em S. Paulo e consagraram Sylvia de Araújo como um exemplo de que a perseverança e o talento superam barreiras. E não se esqueçam: Ela está só começando!
Fonte: http://refrescante.com.br/historia-de-vida-de-sylvia-designer-da-pobreza-a-empreendedora-de-sucesso-e-hoje-celebridade.html

38 comentários:

  1. Parabéns por sua perseverança e vitória,também tenho um sonho sou enfermeira especialidade idosos em São paulo e quero abrir um hcare para oferecer cuidadores aos idosos em um bom valor para eles, ainda falta o capital mas tenho muitas ideias e preparo para isso preciso ir enfrente na hora certa como vc.beijos.Paula (paularschultz@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. nossa q mulher uma chará com muito orgulho vc é um orgulho para todos q tem sonhos pricipalmente a nós q passamos por tantas dificuldades na infãncia sofrida e ainda por preconceitos por tentar buscar algo melhor num lugar como são paulo onde as coisa são bem mais faceis para quem já é daqui mas agente que vem do ceará tímida e assustada com essa imensidão de gente trasito tudo isso dá um nó na cabeça e os preconceitos q são grandes por as pessoas não conhecer a nossa cultura por falta de interesse e achar muito pobre e por isso não valoriza é muito dificil mas meus parabéns por ver uma conterrãnea muito abençoada vc merece um bjo de cicera sou de assaré- ce tbém com muitooo orgulho !!!!!!!!!! meu e-mail é cicera.cicera.silva62@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. O nosso mundo precisa de pessoas como você,com essa força de vontade e motivação sempre,seu bom humor é contagiante.Deus cuide de ti sempre ,beijo nesse coração iluminado

    ResponderExcluir
  4. lianatalya@hotmail.com04 fevereiro, 2012

    parabens silvia,por ser esta mulher de fibra e guerreira ,adoro este seu jeitao alegre e extrovertido, assisto a mega tv so pra ver voce fazer o anuncio de seu proprio negocio,isto sim e garra,´é ai que tenho cada vez mas orgulho de ser cearence assim como vc, e ter mas garra de vencer nesta metropole como sp..que Deus te abençoe te guarde..beijao.

    ResponderExcluir
  5. Qual é a marca de maquiagem que vc usa?Belíssima maquiagem.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Sylvia, estou fazendo um trabalho do curso, de empreendadorismo, e eu peguei sobre vs para pesquisar um pouco da sua vida, já tinha visto vs passando na tv, e achei uma loucura, além de ter gostado d sua maluquisse de vestir-se de Mulher gato, realmente , esse papel foi especialmente a você!.
    e é isso ai, só é o começo , creio que muita coisa ainda está por vim, Haaa vai ser uma honra apresentar você no meu trabalho pqe estou adorando pesquisar sua vida, e aprendendo com essa mulher guerreira. Um grande Beijoo. Kézia;

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Sylvia, te admiro muito, continue sempre assim...sucesso sempre...

    ResponderExcluir
  8. Hoje te vi na TV Record no programa da Ana Hickman e resolvi pesquisar sobre você, pois vc passa uma energia positiva e cheguei chorar quando vc falou de seus pais, eu não tive uma família como a sua, mas tenho a sorte de ter um Deus que me ajuda a realizar todos os meus sonhos.. Fico feliz quando vejo pessoas positivas como você!! Boa sorte e que Deus te abençoe na sua caminhada..Vc merece!!bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Sylvia, Sou Iran Rolim e tenho orgulho de ser da cidade do Barro, hoje moro em Taboão da Serra-SP, quando te vejo na TV sempre falo esta é da cidade do Barro, parabéns Sylvia você merece muito mais. Conheço toda sua família. rolim_iran@hotmail.com, abraços e beijos no seu coração fique com Deus que ele cada dia ilumine sua estrela.

    ResponderExcluir
  10. sylvia é uma mulher admiravel

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Sylvia

    ResponderExcluir
  12. Parabens Sylvia, vc como muitos outros cearenses e brasileiros em geral ê um orgulho tamanho familia. Adoro historia de sucesso mas a sua é especial... Parabens.... Um beijo do tamanho do seu sucesso...
    Ah, sou cearense e qdo vou para minha cidade passo pela sua, Barro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Marc Gregory12 janeiro, 2014

    Vc é simplesmente linda!!!

    ResponderExcluir
  14. guerreira uma nordestina que acreditou em seus senhos, parabens deus te abençoe e continue assim.

    ResponderExcluir
  15. Alex Mamede26 janeiro, 2014

    Parabéns Sylvia, somos vizinhos de cidade e te admiro muito pela sua coragem e força de vontade que acabou dando tudo certo e hj é uma conceituada empresária... Sou seu fã. Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  16. Parabens grande guerreira.alem de ser linda e muito alegre

    ResponderExcluir
  17. Gostosa demais

    ResponderExcluir
  18. Alexandre Rodrigues16 março, 2014

    Parabens, vc merece todo esse sucesso, lida lição de vida.

    ResponderExcluir
  19. vi sua entrevista ontem na Gabi, vc merece tudo que tem,pois conquistou com muito trabalho,parabens

    ResponderExcluir
  20. vi sua entrevista ontem na Gabi,parabens vc merece tudo que tem pois conquistou com muito trabalho

    ResponderExcluir
  21. Uma mulher guerreira que veio muito cedo do Ceará para São Paulo para vencer na vida e se tornar uma das empresárias de muito sucesso, parabéns, bj.,

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Sylvia, ti admiro muito,pois além de vc ter infrentando a vida desde adolescente com tanta força de vontade,vc nunca desistiu dos dos seus sonhos.outra coisa importates vc naum tem vergonha de falar das suas raizes.parabéns

    ResponderExcluir
  23. Parabéns...continue sempre assim! Guerreira, batalhadora e vencedora, mas acima de tudo, com os mesmos valores da tua origem.

    ResponderExcluir
  24. parabéns Sylvia , assistindo você no programa da Gab vi a mulher corajosa ,batalhadora que você é , sou cearense também é vejo que são em pessoas como você que devemos nos espelhar exemplo de mulher guerreira ,sou sua fã .sucesso sempre, é que nosso senhor lhe abençoe abraços.

    ResponderExcluir
  25. parabéns Sylvia assistindo você no programa da gab vi a mulher corajosa , batalhadora que você é , sou cearense também, são em mulheres como você que devemos nos espelhar, exemplo não só de mulher batalhadora e corajosa mais também de pessoa de ser humano , sou sua fã .sucesso sempre, que o nosso senhor lhe abençoe sempre .abraços.

    ResponderExcluir
  26. antes de ver vc na gab estava muito desanimada, tenho um salão que não vai bem , mais depois de ver vc tudo mudou me deu animo vou conserguir superar seguir em frente graças a vc
    obrigada que DEUS continui te iluminando beijos...........

    ResponderExcluir
  27. veja sua história em nosso site www.umg.com.br
    Jornal a voz do povo

    Luiz Carlos
    Tel 34 9794 - 5187

    ResponderExcluir
  28. ISTO É UMA PROVA, QUE AS PESSOAS NÃO PRECISAM ROUBAR PARA SOBREVIVER, BASTA TER VONTADE DE TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  29. Silvia vi Você na Gabi Adorei que mulher batalhadora e vencedora. Sou filha de cearense também. Vi para São Paulo há 20 anos mas não fui feliz como você. Trabalho como cozinheira de restaurante e sonho em ser costureira. Sou separada e cuido e moro c/ unico filho de 10 anos. minha vida chama-se Cícero Robert. Sim minha mãe mora em brejo santo ceará. Parabéns mil felicidades Silvia. De Maria Lima 19/03/2014. Chernany@live.com

    ResponderExcluir
  30. q Deus a abençoe sempre..

    ResponderExcluir
  31. Legal amo essa mulher pela motivação e busca do melhorar sempre o seu perfil profissional , sou estou no ramo da publicidade um pequeno jornal da região de Taboão da Serra, não tenho muito mas quero ver o jornal Praticidade um dos melhores da região !!! abraços e sucesso sempre Silvia www.jornalpraticdade.com.br

    ResponderExcluir
  32. Sylvia,
    Você é muito legal! Parabéns por sua animação, você merece o sucesso que tem! É exemplo pra muitas pessoas!
    Deus lhe abençoe e que você continue sendo esse sucesso de pessoa, batalhadora, otimista, trabalhadeira! Admiro você muito!

    ResponderExcluir
  33. Sylvia vi a sua reportagem programa Eliana, Você é muito gente, fala a pura verdade sem constrangimento por ter vindo de uma família humilde. Parabéns Pedro.

    ResponderExcluir
  34. Sylvia parabéns você é uma guerreira. Pedro.

    ResponderExcluir
  35. silvia, fiquei emcantada pela sua historia desde q eu vir vc na tv pela preimeira ves eu me apaixonei por vc e pela a mulher gata querendo ver sua mae no nordeste,eu queria leh conhecer pessoalmente

    ResponderExcluir
  36. Silvia tenho 41 anos e sou fã de pessoas como você que consegue chegar até onde sonhou com o seu trabalho com esforço e dignidade parabéns tô realmente impressionado gostaria de ter o seu humor sua alegria e toda a sua disposição que você tem frequentemente você pulveriza alegrias energias boas que linda sua história... parabéns

    ResponderExcluir
  37. Silvia tenho 41 anos e sou fã de pessoas como você que consegue chegar até onde sonhou com o seu trabalho com esforço e dignidade parabéns tô realmente impressionado gostaria de ter o seu humor sua alegria e toda a sua disposição que você tem frequentemente você pulveriza alegrias energias boas que linda sua história... parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Volte sempre!
Sylvia Design.